Como fazer a transição da mamadeira para o copo?
Apesar de parecer uma transição simples, ela pode ser muito importante para o seu bebê. Assim como com qualquer outro brinquedo ou objeto, é provável que o seu filho tenha se acostumado com a mamadeira e/ou se apegado a ela.
Preparando a criança para o momento da troca
Alguns dias antes de iniciar a transição, explique ao seu filho que ele logo começará a beber no copo (mostre o copo a ele). Você pode até mesmo levar seu filho para fazer compras e deixar que ele escolha o copo de uma cor que ele goste, ou do personagem favorito dele.
Uma dica legal é começar essa introdução com líquidos como água, chás ou sucos, assim a criança já vai se familiarizando com o novo instrumento. Porém, principalmente a mamadeira da noite, costuma ser a mais difícil de tirar. A dica é antes de deitar dar o leite para ela no copinho e depois, na hora de dormir, faça uma mamadeira com água. O bebê vai estar sonolento e de barriga cheia, costuma funcionar.
Guarde uma mamadeira reserva
Algo que acontece muito, mas que pode gerar efeitos adversos, é optar por jogar todas as mamadeiras fora no meio da noite. Essa ação só irá fazer com que seu filho fique se perguntando o que aconteceu com elas, e pode tornar a transição muito mais difícil.
Mas não custa ser precavida e reservar uma, pois momentos de crise podem, realmente, acontecer. Em geral não voltar atrás, dando a mamadeira, torna a transição mais rápida.
É o coração de mãe quem acaba sabendo a melhor forma de lidar com a situação!
Teste vários copos de transição, até encontrar aquele que satisfaça o seu urbanino!
O que é um copo de transição? É um copo que serve para ajudar a criança a fazer a passagem da mamadeira ou do peito para o copo de forma segura e controlada.
Quais são as vantagens? Apoio ao desenvolvimento motor e cognitivo, promoção de novos hábitos e sensação de confiança.
A partir de qual idade é indicado usar copo de transição? Normalmente, quando a criança completa por volta de 6 meses, ela já está apta a usar um copo normal sem tampa.
Nem sempre o primeiro copo que você oferece para a criança é o copo que ela vai se adaptar.
Existem vários modelos para disponíveis para escolher, copos antivazamento, com bico de silicone, com canudo, com alça ou sem alça: Confira na nossa loja alguns desses modelos:
Por fim, tenha muita paciência durante o processo, sobretudo, mostre ao seu filho que isso não é uma perda, é apenas uma mudança que indica que ele está crescendo, e deve se orgulhar disso! E tenha certeza de que no fim tudo dá certo, e todas as dificuldades se transformarão em histórias divertidas da infância!