Como ensinar meu filho(a) a andar de bicicleta
Ganhar a primeira bicicleta é um marco na vida das crianças, e, ensiná-las a andar de bicicleta é um marco na vida dos pais. Por isso, preparamos essa matéria completinha com várias dicas importantes para que esse processo seja leve e tranquilo:
Para que a criança aprenda a andar de bicicleta, seja com ou sem rodinhas, o primeiro cuidado que se teve tomar é com o ambiente e o solo escolhido para as primeiras pedaladas. O ideal é em praças e parques ou locais planos e com pouca movimentação. Além disso, é sempre bom reforçar que é indispensável que a criança esteja acompanhada de um adulto.
Para que a experiência seja agradável para a criança é importante atentar-se à escolha da bicicleta, os ajustes dela e aos equipamentos de segurança:
Um item interessante para que os pequenos peguem confiança e segurança na bicicleta são as rodinhas de apoio. Elas vão servir de sustento até que a criança entenda como a bicicleta funciona e qual é a forma dela obter o equilíbrio. Além disso, certifique-se que a altura do guidão e do assento estejam corretas para a criança, para que ela consiga se sentir confortável nesta nova etapa.
E, é imprescindível que você equipe sua criança para que ela esteja em segurança, por isso, jamais esqueça de itens como capacete, joelheira e cotoveleira. Assim, os danos podem ser minimizados em caso de quedas.
Ambiente e bicicleta adequados, itens de segurança colocados, e, na presença de um responsável, chegou a hora de iniciar as novas aventuras.
Veja abaixo como ensinar a criança a dar as primeiras pedaladas:
- Explicando como é o funcionamento da bike: Mostre para a criança como pedalar, frear e controlar o guidão...
- Passe segurança para a criança: fale para ela que é normal se desequilibrar no início, mas que mesmo se ela cair você estará lá para segurá-la.
- Na hora das primeiras pedaladas, a forma tradicional de ensinar a andar de bicicleta correndo ao lado da criança segurando-a, continua a ser o melhor e mais rápido método.
- Mantenha contato da forma correta: Procure manter contato com a criança pelo ombro, nunca segure o guidão ou a bicicleta, já que dessa forma a criança terá mais dificuldade em conduzir a bicicleta.
- Evite alertá-los gritando com eles: Isso poderá assustá-los ao invés de fazer com que eles passem por isto de forma clara e tranquila.
- Segure e solte na hora certa: Nas primeiras vezes, oferecer um suporte para o seu filho começar a pedalar é tão importante quanto saber a hora certa de deixá-lo pedalar sozinho. A linha entre o momento de segurar e o momento de soltar é muito delicada e por isso, é fundamental que você preste atenção para não perder o tempo de cada ação.